Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Os Simpsons previram a grande explosão ocorrida em Beirute, no Líbano?

Cinema / TV

Os Simpsons previram a grande explosão ocorrida em Beirute, no Líbano?

Os Simpsons previram a grande explosão ocorrida em Beirute, no Líbano?

Circula nas redes sociais um vídeo mostrando uma suposta cena da série animada “Os Simpsons”, onde o personagem Homer compra um fogo de artifício ilegal. No entanto, sua utilização teria resultado numa “grande explosão semelhante a ocorrida em Beirute, capital do Líbano”.

Diversos perfis brasileiros (1,2), assim como estrangeiros (1,2) resolveram compartilhar esse vídeo, e se mostraram espantados com a situação.

Confira o vídeo abaixo:

 

Entretanto, será que “Os Simpsons” realmente previram a grande explosão ocorrida em Beirute? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!

Verdadeiro ou Falso?

Falso! Na verdade, o vídeo foi editado para incluir cenas distintas de dois episódios da série animada “Os Simpsons”, que não possuem nenhuma relação com o que aconteceu no Líbano.

O primeiro trecho, que vai até o ponto de Homer acender o pavio de um fogo de artifício ilegal na boca de um fogão foi retirado de “Summer of 4 Ft. 2“, o 25° episódio da sétima temporada. Ao contrário do que é mostrado no vídeo, não ocorreu nenhuma “explosão nuclear” após essa cena.

Confira o trecho completo abaixo:

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Já a cena da explosão nuclear foi retirada de “Treehouse of Horror XV” (um dos vários episódios que apresentam mini-histórias), o 1° episódio da décima-sexta temporada. Novamente, não há nenhuma referência a Beirute ou ao Líbano nesse episódio.

Confira-o abaixo:

Uma Questão de Contexto

Cabe destacar que no episódio “Summer of 4 Ft. 2” Homer compra um fogo de artifício ilegal chamado “M-320” (semelhante a uma bomba), numa lojinha de conveniência chamada Li’l Valu-Mart, cujo proprietário é um indiano. É possível notar, no entanto, que muito do que é armazenado num quartinho dos fundos da loja não se trata apenas de “fogos de artifício”. O objetivo de Homer era celebrar o Dia da Independência dos Estados Unidos, que é comemorado no dia 4 de julho. Portanto, nenhuma referência a Beirute ou ao Líbano.

Essa associação foi feita de maneira deliberada, uma vez que, inicialmente, havia uma especulação que a grande explosão teria ocorrido num depósito ilegal de armas ou de fogos de artifício. Contudo, a principal suspeita vem recaindo sobre 2.750 toneladas de nitrato de amônio, que estariam armazenadas em péssimas condições há anos no porto de Beirute (isso obviamente pode mudar no decorrer das investtigações). O que deu origem ao incêndio e outros detalhes ainda estão sendo investigados, mas ainda assim não faria nenhum sentindo associar o episódio ao ocorrido.

Já no episódio “Treehouse of Horror XV“, um personagem chamado Ned Flanders ganha o poder de prever as mortes das pessoas depois de sofrer uma lesão na cabeça. Durante o episódio, Ned tem uma visão de Homer apertando um botão da Usina Nuclear de Springfield, que resultaria na destruição da cidade. Assim sendo, ele tenta impedi-lo (sem sucesso) de fazer isso. Portanto, novamente, nada sobre Beirute ou Líbano por aqui.

Conclusão

Falso! Na verdade, o vídeo foi editado para incluir cenas distintas de dois episódios da série animada “Os Simpsons”. Portanto, “Os Simpsons” não previram a grande explosão ocorrida no dia 5 de agosto de 2020 em Beirute, capital do Líbano.

Continue lendo

Jornalista, redator, e pesquisador de comunicação social com foco no combate a disseminação de notícias falsas. Colaborador do site de verificação de fatos E-farsas.com desde janeiro de 2019. Entre junho de 2015 e abril de 2018, trabalhei como redator do blog AssombradO.com.br, além de roteirista do canal AssombradO, no YouTube, onde desmistificava todos os tipos de engodos pseudocientíficos, além de casos supostamente sobrenaturais.

8 Comentários

8 Comments

  1. Eu

    5 de agosto de 2020 em 10:32

    Já era de se esperar que sairia um desse.

  2. Tiago

    5 de agosto de 2020 em 11:39

    O que leva um idiota a divulgar um vídeo fake só pra se aparecer deve ser um fracassado na vida

    • Paulo Stéffano Barbosa Flexa

      10 de agosto de 2020 em 10:13

      Caraleo, já encheu o saco isso, qualquer coisa que acontece fazem uma montagem doa Simpsons, já espremeram o bagaço dessa fake news, tá insuportável isso já.

      Seja lá quem faz isso, apenas pare… Saturou já.

      Perdeu a graça nas últimas 700 vezes.

  3. Carol

    5 de agosto de 2020 em 16:57

    Esta explosão foi sim causada por nitrato de amônio que é usado como fertilizante mas também usado na fabricação de bombas, pela coloração da fumaça dá para perceber que é sim nitrato.

  4. O Blebers

    22 de agosto de 2020 em 20:12

    Precisamos desvendar os roteiristas , eles devem saber muito .

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo