Circula nas redes sociais um vídeo mostrando uma suposta cena da série animada “Os Simpsons”, onde o personagem Homer compra um fogo de artifício ilegal. No entanto, sua utilização teria resultado numa “grande explosão semelhante a ocorrida em Beirute, capital do Líbano”.
Diversos perfis brasileiros (1,2), assim como estrangeiros (1,2) resolveram compartilhar esse vídeo, e se mostraram espantados com a situação.
Confira o vídeo abaixo:
Entretanto, será que “Os Simpsons” realmente previram a grande explosão ocorrida em Beirute? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!
Verdadeiro ou Falso?
Falso! Na verdade, o vídeo foi editado para incluir cenas distintas de dois episódios da série animada “Os Simpsons”, que não possuem nenhuma relação com o que aconteceu no Líbano.
O primeiro trecho, que vai até o ponto de Homer acender o pavio de um fogo de artifício ilegal na boca de um fogão foi retirado de “Summer of 4 Ft. 2“, o 25° episódio da sétima temporada. Ao contrário do que é mostrado no vídeo, não ocorreu nenhuma “explosão nuclear” após essa cena.
Já a cena da explosão nuclear foi retirada de “Treehouse of Horror XV” (um dos vários episódios que apresentam mini-histórias), o 1° episódio da décima-sexta temporada. Novamente, não há nenhuma referência a Beirute ou ao Líbano nesse episódio.
Confira-o abaixo:
Uma Questão de Contexto
Cabe destacar que no episódio “Summer of 4 Ft. 2” Homer compra um fogo de artifício ilegal chamado “M-320” (semelhante a uma bomba), numa lojinha de conveniência chamada Li’l Valu-Mart, cujo proprietário é um indiano. É possível notar, no entanto, que muito do que é armazenado num quartinho dos fundos da loja não se trata apenas de “fogos de artifício”. O objetivo de Homer era celebrar o Dia da Independência dos Estados Unidos, que é comemorado no dia 4 de julho. Portanto, nenhuma referência a Beirute ou ao Líbano.
Já no episódio “Treehouse of Horror XV“, um personagem chamado Ned Flanders ganha o poder de prever as mortes das pessoas depois de sofrer uma lesão na cabeça. Durante o episódio, Ned tem uma visão de Homer apertando um botão da Usina Nuclear de Springfield, que resultaria na destruição da cidade. Assim sendo, ele tenta impedi-lo (sem sucesso) de fazer isso. Portanto, novamente, nada sobre Beirute ou Líbano por aqui.
Conclusão
Falso! Na verdade, o vídeo foi editado para incluir cenas distintas de dois episódios da série animada “Os Simpsons”. Portanto, “Os Simpsons” não previram a grande explosão ocorrida no dia 5 de agosto de 2020 em Beirute, capital do Líbano.
Jornalista e colaborador do site de verificação de fatos E-farsas entre janeiro de 2019 e dezembro de 2020. Entre junho de 2015 e abril de 2018, trabalhei como redator do blog AssombradO.com.br, além de roteirista do canal AssombradO, no YouTube, onde desmistificava todos os tipos de engodos pseudocientíficos e casos supostamente sobrenaturais.