Pedro Bial também teria dito para a imprensa local, que queria quebrar o recorde do jogador Falcão! Qual recorde? Um relacionado ao maior número de gols em uma única partida.
Confira abaixo, a publicação do principal responsável por disseminar tal história, no Facebook:
Entretanto, será que essa história é realmente verdadeira? Pedro Bial teria agido de forma vexatória num evento beneficente envolvendo crianças em cadeiras de rodas? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!
Verdadeiro ou Falso?
Falso! A história é totalmente fantasiosa! Pedro Bial não marcou 30 gols numa partida de futebol, tampouco agiu dessa forma contra crianças em cadeiras de rodas. Não há qualquer informação credível sobre isso na imprensa. Até mesmo porque, caso isso acontecesse, com certeza seria destaque em sites que cobrem o chamado “mundo das celebridades”. Além disso, a imagem que acompanha a publicação foi tirada de contexto! Enfim, esse texto é um completo desastre, e jamais deveria ser compartilhado.
Embora muitas pessoas tenham interpretado isso de maneira satírica (considerando o caráter absurdo da história), tantas outras, por viés de confirmação, taxaram, por exemplo, Pedro Bial de “monstro” e “babaca”. Sim, há uma quantidade expressiva de pessoas que estão acreditando nessa história simplesmente porque não gostam do apresentador ou então porque realmente acham que ele possa ter feito isso por algum motivo.
Confira o que algumas pessoas comentaram ao compartilhar tal história:
Compartilhamento realizado por um usuário chamando Pedro Bial de “monstro”.
Compartilhamento realizado por um usuário chamando Pedro Bial de “babaca da vez”.
Compartilhamento de um usuário questionando a veracidade da publicação.
Compartilhamentos de usuários acreditando na suposta atitude de Pedro Bial.
A Verdade Sobre a Imagem Utilizada na Publicação
Por mais que desde o início essa história soasse totalmente desproporcional do ponto de vista moral e ético, ainda mais vindo de alguém amplamente respeitado na imprensa brasileira, a publicação tem um caráter difamatório e calunioso. Ela tenta se passar como verdadeira ao utilizar uma imagem, na realidade um frame de um vídeo, onde mostra Pedro Bial numa quadra coberta sendo entrevistado.
No entanto, o vídeo em questão não tem nenhuma relação com o futebol ou especificamente com crianças que possuíssem quaisquer limitações motoras. Ele foi originalmente publicado pelo canal “Mural da Fama by Cleomir Tavares“, no YouTube, em dezembro de 2015! Na época, Pedro Bial participou do chamado “Basquete das Estrelas da Rocinha”, um evento beneficente organizado todos os anos pelo ex-jogador Almir “Vitamina”, no Rio de Janeiro/RJ, com a intenção de arrecadar brinquedos e tirar as crianças da rua, participando de aulas de basquete! Portanto, o vídeo é basicamente uma reportagem sobre o evento.
Confira o vídeo abaixo:
Os atores Heitor Martinez e Jorge Pontual também participaram do evento! Eles jogaram no time do Almir e mostraram intimidade na quadra. O ex-jogador da Seleção Brasileira de Basquete, Miguel Ângelo da Luz, também foi prestigiar o evento.
O Maior Número de Gols em uma Única Partida de Futebol
Falso! Pedro Bial não marcou 30 gols em uma partida de futebol, tampouco agiu dessa forma contra crianças em cadeiras de rodas. Além disso, a imagem que acompanha a publicação foi tirada de contexto! Na verdade, a imagem é um frame de uma reportagem publicada em dezembro de 2015, no YouTube. A reportagem abordava o chamado “Basquete das Estrelas da Rocinha”, um evento beneficente organizado todos os anos pelo ex-jogador Almir “Vitamina”, no Rio de Janeiro/RJ, com a intenção de arrecadar brinquedos e tirar as crianças da rua. Pedro Bial participou do evento juntamente com os atores Heitor Martinez e Jorge Pontual.
Para completar, Falcão não é o recordista em número de gols em uma única partida oficial de futebol de salão ou de grama. Tais recordes pertencem, respectivamente, ao brasileiro Valdin e ao australiano Archie Thompson.
Jornalista e colaborador do site de verificação de fatos E-farsas entre janeiro de 2019 e dezembro de 2020. Entre junho de 2015 e abril de 2018, trabalhei como redator do blog AssombradO.com.br, além de roteirista do canal AssombradO, no YouTube, onde desmistificava todos os tipos de engodos pseudocientíficos e casos supostamente sobrenaturais.