SAMU informa: acrescente AA Emergência no seu celular

15
22229
Corrente envolvendo o SAMU

Corrente afirma que o SAMU está pedindo para que todos acrescentem o numero de um familiar com o nome AA Emergência para que o Serviço o contate rapidamente.  Será?

O texto não é novo. Circula pela rede desde 2009 e, vira e mexe, retorna às nossas caixas de entrada. O aviso teria sido enviado pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência – SAMU- e pede para que os motoristas acrescentem sempre o contato de um parente mais próximo em seus celulares com o no “AA Emergência” para que os atendentes possam entrar em contato com aquele familiar na hora do socorro.

Será que essa dica é verdadeira ou falsa?

O texto tem todas as características de um hoax, um boato eletrônico:

  • Cita nomes de pessoas que não existemCorrente envolvendo o SAMU
  • É vinculado a uma entidade para ter mais credibilidade
  • Possui trechos com letras maiúsculas, para dar um tom alarmista
  • Tem uma receita simples e infalível que irá resolver um problema
  • Pede para ser repassado para o maior numero de pessoas
  • Não tem autor definido

Logo no título, o e-mail diz:

“SAMU informa: UTILIDADE PÚBLICA.”

O SAMU informou onde? E quando?

Não há nenhum link para comprovar a veracidade do tal comunicado. Igualmente, não há indicação de quando teria sido lançado o aviso. Note que as letras maiúsculas chamam a atenção na sua caixa de entrada.

Nas primeiras linhas, temos:

“Os médicos e paramédicos das ambulâncias de emergências médicas perceberam que, muitas vezes, nos acidentes da estrada, os feridos têm um celular consigo. No entanto, na hora de intervir com estes doentes, não sabem qual a pessoa a contatar na longa lista de telefones existentes no celular do acidentado.”

O SAMU não entra em contato via celular com parentes das vítimas. A prioridade do atendimento é o ferido.

Quem telefona para celular[bb]para avisar que um parente está acidentado, geralmente, são criminosos tentando aplicar um golpe nos mais desavisados, mas isso já é outra história…

A dica que o E-farsas dá é fazer justamente o contrário. Esconda ao máximo os telefones dos seus familiares mais próximos. Assim, caso o seu aparelho celular caia nas mãos erradas, as chances de você virar vitima de trotes são menores.

Voltando ao texto, o autor diz que:

“[…] Para tal, o SAMU lança a ideia de que todas as pessoas acrescentem, na sua longa lista de contatos, o NÚMERO DA PESSOA a contatar em caso de emergência. Tal deverá ser feito da seguinte forma: ‘ AA Emergencia ‘ (as letras AA são para que apareça sempre este contato em primeiro lugar na lista de contatos).”

De novo, a dúvida surge: Quando o SAMU lançou a suposta ideia? Não seria o caso do Serviço afixar em letras garrafais em jornais, revistas ou no seu portal na internet? O governo teria feito campanhas no rádio e na TV[bb]para informar sobre a grande idéia.

Como a notícia não é datada, quem lê o texto a primeira vez tem a impressão que o aviso foi lançado “esses dias”. Na verdade, como já foi dito no começo desse artigo, a tal dica circula há anos na web.

No penúltimo parágrafo temos a célebre frase:

“Por favor, não destrua esta mensagem! Reenvie-a a quem possa dar-lhe uma boa utilidade.”

Nem é preciso relembrar que quase todos os boatos eletrônicos pedem para que sejam repassados, né?

Nas versões mais recentes do hoax foram acrescentadas as seguintes linhas:

“JOSIANE TROCATTI Coordenadora Administrativa SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência”

Um busca na web mostra que o nome Josiane Trocatti só aparece em sites que reproduziram esse texto. Josiane Trocatti só aparece junto com o hoax. Será que ela é mesmo coordenadora do SAMU? E se for, é a coordenadora de qual SAMU?

De acordo com o Radar Notícias o Coordenador do SAMU na Bahia[bb]se chama Reinaldo Ferreira. O site do SAMU em Salvador afirma que a coordenação geral do Serviço é de Ivan M. Paiva Filho. O site da saúde do governo de Alagoas diz que lá a coordenadora administrativa é Aldilene da Guia Paiva.

Ou seja, cada região possui a sua coordenadoria e, portanto, cada local tem o seu (ou a sua) coordenador(a). O autor da corrente não diz a qual coordenadoria a Sra. Josiane pertence. Assim, fica difícil de saber!

No site do SAMU de Santa Catarina há uma relação com 26 endereços de portais regionais do Serviço de Atendimento Médico de Urgencia.

Conclusão

O texto é falso! O SAMU não divulgou essa ideia. Não repasse a corrente.

Sites citados