today-is-a-good-day
17.9 C
São Paulo
quinta-feira, abril 18, 2024

SAMU informa: acrescente AA Emergência no seu celular

- Publicidade -

Corrente afirma que o SAMU está pedindo para que todos acrescentem o numero de um familiar com o nome AA Emergência para que o Serviço o contate rapidamente.  Será?

O texto não é novo. Circula pela rede desde 2009 e, vira e mexe, retorna às nossas caixas de entrada. O aviso teria sido enviado pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência – SAMU- e pede para que os motoristas acrescentem sempre o contato de um parente mais próximo em seus celulares com o no “AA Emergência” para que os atendentes possam entrar em contato com aquele familiar na hora do socorro.

Será que essa dica é verdadeira ou falsa?

O texto tem todas as características de um hoax, um boato eletrônico:

  • Cita nomes de pessoas que não existemCorrente envolvendo o SAMU
  • É vinculado a uma entidade para ter mais credibilidade
  • Possui trechos com letras maiúsculas, para dar um tom alarmista
  • Tem uma receita simples e infalível que irá resolver um problema
  • Pede para ser repassado para o maior numero de pessoas
  • Não tem autor definido

Logo no título, o e-mail diz:

“SAMU informa: UTILIDADE PÚBLICA.”

O SAMU informou onde? E quando?

Não há nenhum link para comprovar a veracidade do tal comunicado. Igualmente, não há indicação de quando teria sido lançado o aviso. Note que as letras maiúsculas chamam a atenção na sua caixa de entrada.

Nas primeiras linhas, temos:

“Os médicos e paramédicos das ambulâncias de emergências médicas perceberam que, muitas vezes, nos acidentes da estrada, os feridos têm um celular consigo. No entanto, na hora de intervir com estes doentes, não sabem qual a pessoa a contatar na longa lista de telefones existentes no celular do acidentado.”

O SAMU não entra em contato via celular com parentes das vítimas. A prioridade do atendimento é o ferido.

Quem telefona para celular[bb]para avisar que um parente está acidentado, geralmente, são criminosos tentando aplicar um golpe nos mais desavisados, mas isso já é outra história…

- Publicidade -

A dica que o E-farsas dá é fazer justamente o contrário. Esconda ao máximo os telefones dos seus familiares mais próximos. Assim, caso o seu aparelho celular caia nas mãos erradas, as chances de você virar vitima de trotes são menores.

Voltando ao texto, o autor diz que:

“[…] Para tal, o SAMU lança a ideia de que todas as pessoas acrescentem, na sua longa lista de contatos, o NÚMERO DA PESSOA a contatar em caso de emergência. Tal deverá ser feito da seguinte forma: ‘ AA Emergencia ‘ (as letras AA são para que apareça sempre este contato em primeiro lugar na lista de contatos).”

De novo, a dúvida surge: Quando o SAMU lançou a suposta ideia? Não seria o caso do Serviço afixar em letras garrafais em jornais, revistas ou no seu portal na internet? O governo teria feito campanhas no rádio e na TV[bb]para informar sobre a grande idéia.

Como a notícia não é datada, quem lê o texto a primeira vez tem a impressão que o aviso foi lançado “esses dias”. Na verdade, como já foi dito no começo desse artigo, a tal dica circula há anos na web.

No penúltimo parágrafo temos a célebre frase:

“Por favor, não destrua esta mensagem! Reenvie-a a quem possa dar-lhe uma boa utilidade.”

Nem é preciso relembrar que quase todos os boatos eletrônicos pedem para que sejam repassados, né?

Nas versões mais recentes do hoax foram acrescentadas as seguintes linhas:

“JOSIANE TROCATTI Coordenadora Administrativa SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência”

Um busca na web mostra que o nome Josiane Trocatti só aparece em sites que reproduziram esse texto. Josiane Trocatti só aparece junto com o hoax. Será que ela é mesmo coordenadora do SAMU? E se for, é a coordenadora de qual SAMU?

De acordo com o Radar Notícias o Coordenador do SAMU na Bahia[bb]se chama Reinaldo Ferreira. O site do SAMU em Salvador afirma que a coordenação geral do Serviço é de Ivan M. Paiva Filho. O site da saúde do governo de Alagoas diz que lá a coordenadora administrativa é Aldilene da Guia Paiva.

Ou seja, cada região possui a sua coordenadoria e, portanto, cada local tem o seu (ou a sua) coordenador(a). O autor da corrente não diz a qual coordenadoria a Sra. Josiane pertence. Assim, fica difícil de saber!

No site do SAMU de Santa Catarina há uma relação com 26 endereços de portais regionais do Serviço de Atendimento Médico de Urgencia.

Conclusão

O texto é falso! O SAMU não divulgou essa ideia. Não repasse a corrente.

Sites citados

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

15 COMENTÁRIOS

  1. Não faz parte do procedimento do serviço de atendimento à emergencia, fazer contato com vitimas de acidentes! Este procedimento, quando feito, é de responsabilidade do serviço social do hospital, ou do IML em casos de óbito.

    A responsabilidade do SAMU é o pronto atendimento, e remoção dos pacientes conforme sugere seu procedimetno.

  2. Só que SAMU quer dizer: Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, e não Serviço de Atendimento Médico de Urgência…Conserta ai por favor.

  3. NENHUM Samu assumiu até hoje essa autoria do email.

    Tanto a Polícia civil do DF e a polícia federal refutam tal atitude, pois ela facilita que bandidos possam fazer a família da pessoa vítimas também.

    O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu, NÃO contacta nenhum familiar, essa função, quando necessária, está a cargo dos serviços sociais dos hospitais (como já referido diversas vezes aqui no site).
    O Ministério da Saúde, por meio do Samu Nacional, pede as pessoas que não compartilhem esse boato e nem tomem essa medida em seus celulares.

    Abraços

  4. Fui comunicada que meu nome está correndo em e-mail falso referente informações do SAMU. Informo que não enviei esse e-mail e alguém de má fé utilizou-se de meu nome. Também nunca atuei no SAMU. Peço para que desconsiderem esse e-mail e da forma como se espalhou rapidamente que vcs divulguem que é e-mail falso e que não foi enviado por minha pessoa. Espero que a verdade se espalhe tão rapidamente quanto a verdade. Divulguem!

  5. Por favor, sem paranoias! Este procedimento foi distribuído por e-mail com inúmeros erros de interpretação:
    1º – É sim um procedimento aconselhável pelo SAMU, inclusive alguns dos seus servidores o utilizam, pois é dever da equipe de urgência (que não se restringe apenas a equipe da ambulância, mas sim a extensão no âmbito do hospital)ligar para os parente próximos, pois identificar a vítima (com vida e sem vida) é uma obrigatoriedade que deve ser efetivamente realizada pelo contato com familiares.
    2º – Se os organismos de segurança estão preocupados com este procedimento, isso só comprova a sua ineficiência.
    Eu uso e aprovo este procedimento, afinal, não sei o minuto seguinte me traz.

  6. Esse texto existe dim. Pelo.menos hoje recebi e fui procurar se é verdade, porém está nosite da Policia Militar de Amazonad – PMAL.

    Terca, 03 de Abril de 2018 Texto
    HOME
    COMANDANTE GERAL
    INSTITUCIONAL
    EX-CMTS
    BOLETINS
    CADASTRO
    PM5
    LEGISLAÇÃO
    UTILIDADE PÚBLICA
    SAMU INFORMA
    As ambulâncias e emergências médicas perceberam que muitas vezes nos acidentes da estrada os feridos têm um celular consigo. No entanto, na hora de intervir com estes doentes, não sabem qual a pessoa a contatar na longa lista de telefones existentes no celular do acidentado. Para tal, o SAMU lança a idéia de que todas as pessoas acrescentem na sua longa lista de contatos o NUMERO DA PESSOA a contatar em caso de emergência.
    Tal deverá ser feito da seguinte forma: ‘AA Emergência’ (as letras AA são para que apareça sempre este contato em primeiro lugar na lista de contatos).
    É simples, não custa nada e pode ajudar muito ao SAMU ou quem nos acuda. Se lhe parecer correta a proposta que lhe fazemos, passe esta mensagem a todos os seus amigos, familiares e conhecidos.
    É tão-somente mais um dado que registramos no nosso celular e que pode ser a nossa salvação. Por favor, não destrua esta mensagem! Reenvie-o a quem possa dar-lhe uma boa utilidade.
    JOSIANE TROCATTI
    Coordenadora Administrativa
    SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência
    Em consequência, o CPC e o CPI adotem as providências pertinentes.
    Luciano Antonio da Silva – Cel QOC
    COMANDANTE GERAL
    Transcrito do BGO Nº 023 de 02 de Fevereiro de 2011
    Pág.: 40

  7. Se alguém roubar seu celular e tiver acesso fácil a um número de emergência, a primeira coisa que vai fazer é ligar para extorquir dinheiro. No meu celular não coloco nenhum nome de contato com “mãe”, “pai”, etc., justamente por isso…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui