21 C
São Paulo
terça-feira, setembro 28, 2021

Um furacão vai atingir o Rio de Janeiro no domingo?

- Publicidade -

É verdade que um furacão ou um ciclone irá atingir o Rio de Janeiro no próximo domingo? Áudios no WhatsApp dizem que sim!

O alerta apareceu nas redes sociais, principalmente no WhatsApp, na segunda semana de dezembro de 2016. De acordo com os textos (acompanhados de áudios), as autoridades estariam alertando para o perigo de um furacão muito forte que estaria se aproximando do litoral do Rio de Janeiro.

Ainda, segundo o aviso, as pessoas devem evitar as cidades litorâneas nesse final de semana, pois os estragos causados por esse fenômeno na natureza, apelidado de “Tornado Categoria 1” serão grandes!

Será que essa notícia é verdadeira ou falsa?

Furacão vai acabar com o Rio de Janeiro no domingo! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou farsa?

Não é de hoje que notícias alarmistas como essa se espalham pela rede. Em 2013, por exemplo, o mesmo tipo de boato tomou conta da web e, como já havíamos verificado na ocasião, tudo não passou de mais uma e-farsa.

Uma busca nos principais institutos relacionados à meteorologia revela que não há nenhum furacão se formando ou se aproximando do nosso país.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), por exemplo, não deu nenhuma nota a respeito.

O Centro de Operações Rio, órgão da Prefeitura do Rio de Janeiro, emitiu um alerta em sua página no Facebook, esclarecendo que essa história de furacão carioca é apenas mais um hoax e que a previsão para os próximos dias é de pancadas de chuva típicas de verão nas tardes, e no domingo há previsão da chegada de uma frente fria que pode ocasionar chuvas fracas. 

Leia a nota do COR:

CICLONE NO RIO? ENTENDA!

Pessoal, estão divulgando – via whatsapp – que haverá um ciclone na cidade no próximo domingo (11/12). ESSA PREVISÃO NÃO SE CONFIRMA!

ESCLARECIMENTO

De acordo com o Alerta Rio, não terá furacão e nem ciclone na cidade, no próximo fim de semana (10 e 11 de dezembro).  

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS

A previsão para os próximos dias é de pancadas de chuva típicas de verão, a partir da tarde. No domingo, há previsão da chegada de uma frente fria, podendo ocasionar chuva fraca a moderada.

- Publicidade -

O site Climatempo também foi outro site que explicou que não há nenhuma previsão de furacão nas próximas semanas no Brasil!     

Conclusão

Não há previsão de furacão ou de ciclone no Brasil para o mês de dezembro de 2016!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

36 COMENTÁRIOS

  1. E mesmo depois de domingo ainda vai ter gente acreditando que pode ser verdade e repassando o áudio no whatsapp – “vai que é no domingo que vem, né?¨…

  2. Aroldo Félix vc só pode ser um ser humano bem idiota!, Querendo mal pra seu irmãos, não importa a raca e a cor ou religião!, Que cristão e vc???? Seu lixo! Já vi que faz parte de uma escória! Nojo e repugna a pessoas como vc!!!!. Deus tenha piedade de teus pensamentos e de sua família!, E que deus abençoe a todos nós!…

    • Lógico! A coisa mais difícil que há no Brasil, hoje em dia, é encontrar alguém que raciocine logicamente. O E-farsas é a maior prova disso: quanto mais racional é a explicação do Gilmar, mais surge gente duvidando…

  3. Vcs todos são os idiotas claro que deus existe e ele está olhando por todos nós mesmo vc gilma que não acredita em deus mas ele acredita em vc para pra pensar se vc existe no mundo hoje foi ele que te pois no mundo se não foce ele vc acharia que estaria aqui hoje só que deus não escuta cavalo como vc tá agradece a deus que e o nosso pai e de todas a multidão

    • Deus acredita em mim, mas ao mesmo tempo não me escuta porque sou um cavalo? (que, segundo você, foi ele mesmo que me criou assim, né?)
      Como esse deus é contraditório, hein?
      Você pode acreditar no que quiser, mas eu não acredito que eu esteja aqui apenas porque um deus tirano quis. Agora, acho muito chato esses deuses criar seres como certas comentaristas de blogs que usam o “santo” nome dele em vão para atacar e ofender outras pessoas que estão apenas fazendo o seu trabalho para ajudar as pessoas sem ganhar praticamente nada! Qualquer dia vou fazer igual: Entrar na sua casa e te chamar de cavalo, beleza?

    • E o mesmo furacão podia varrer os filhos da puta dos eleitores que colocaram eles lá. O que a senhora acha disso, dona Marieta, que tem que se preocupar mais com a sua buc… heca?

      * Eu sei que o correto é “bochecha”. Não sou usuário de facebosta.

  4. Infelizmente, a internet pende cada vez mais para o lado negativo na disseminação de conteúdo falso, mas que gera likes e abastece páginas sensacionalistas.

    O áudio, assim como as imagens de modelo numérico (de 2015), foi criado por alucinado do RJ (chamado Rodrigo) e que gerou enorme pânico na população.

    Informações, somente oficiais (Cemaden, Cptec/Inpe, Inmet e Marinha) deveriam entrar no entendimento da população e da imprensa, que repercutiu inicialmente achando se tratar de algo verídico.

    E pessoal do E-Farsas, “Climatempo” não é instituto de meteorologia, é empresa privada, que vende, portanto, ao gosto do freguês, seus prognósticos.

    Convém reproduzir informações de órgãos oficiais na elucidação das mentiras, pragas cada vez mais comuns no nosso cotidiano meterorológico.

      • Meu amigo deixa eu te dizer uma coisa
        isso esta escrito na biblia nao sou eu que estou dizendo
        DEUS E AMOR MAIS DEUS E FURIA TAMBÉM
        se vc nao acredita nele ok tudo bem
        vc nao e obrigado so nao faça prova que ele existe
        pq so a sombra da mao dele se quiser tocar em alguem …nao tem quem faca ao contrario
        QUANDO DEUS MANDA ATE O diabo OBEDECE

    • Então, essa é uma das táticas dos criadores de boatos: Inventar notícias alarmistas sem data. Assim, quem receber essa “notícia” daqui um ano vai achar que se trata de um alerta recente!

  5. Que chato, uma pergunta sobre um suposto “fenômeno” da natureza causou tanta discórdia.
    De pequena me ensinaram sobre um Deus de Amor e misericórdia. Esse tal que castiga, que se vinga não conheço.
    Á quelas pessoas que saem xingando o próximo, se não for igual é um pouquinho pior, Pois tenta “corrigir” os outros através de agressão.
    Viva a sua vida como cada instante sendo único, Ame, se ame.
    Como se não bastasse a politica que estamos vivendo, para nos preocuparmos. Viva mais,ame mais!

  6. Boa tarde pessoal,

    Quanta besteira…Deus não tem nada a ver com essas discussões, falar o Nome de Deus em vão é pecado. Comentem somente as mensagens e notícias.
    Porque Deus quer que todo homem se salve e nenhum se perca.
    A prova disso está em:
    Porque DEUS amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito para que todo aquele que nele crê não pereça mas que tenha a vida eterna.

    Deus ama a todos.

    Comentem somente as notícias.

    Forte abraço e fique na paz.

  7. Boa noite !!! Moro em ubatuba-sp e tem pessoas com medo acreditando!! Se fosse algo dessa magnitude sera q não anunciariam na TV? Eu vejo isso como algo criminoso… Época de festas….as pessoas abandonam temporariamente suas casas na qual ficam a mercê dos bandidos para rouba las ..eles são o furacão que vão varrer o pertences daqueles que acreditar e abandonarem suas casas…quem garante q esse áudio não saiu de dentro da cadeia? Agora eles tem a saidinha de natal pense bem povo!! Fiquem com Deus *-*

  8. Já tá chegando o temporal 18h:15m. A coisa tá feia. Lembrei desse artigo. Deixo registrado caso todos morramos. Alagamento é certo devido incompetência da administração urbana (eleita voluntariamente pelo cidadão).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui