20.4 C
São Paulo
quarta-feira, abril 21, 2021

7 notícias falsas que circularam sobre a Operação Lava Jato!

- Publicidade -

Relembre conosco 7 fake news que circularam pela web a respeito da Operação Lava Jato, que resultou em mais de 190 prisões!

Como está muito bem explicado na Wikipedia, a Operação Lava Jato é um conjunto de investigações em andamento pela Polícia Federal do Brasil, que já cumpriu mais de mil mandados de busca e apreensão, de prisão temporária, de prisão preventiva e de condução coercitiva, visando apurar um esquema de lavagem de dinheiro que movimentou bilhões de reais em propina.

Iniciando-se em março de 2014, a Lava Jato passou por 41 fases operacionais, autorizadas pelo juiz Sérgio Moro, considerada pela Polícia Federal como a maior investigação de corrupção da história do Brasil!

É claro que essa operação gerou assunto na internet e era de se imaginar que muitos boatos e notícias desencontradas a respeito iriam se espalhar através das redes sociais ao longo desses 3 anos. O E-farsas, como o veículo de fact check mais antigo em funcionamento no Brasil, não deixou passar as notícias falsas mais disseminadas em branco e descobriu a verdade sobre várias delas! Relembre conosco algumas delas:   

1 – Tiririca foi citado na Operação Lava Jato?

Essa notícia falsa surgiu na web em março de 2016 e afirmava que o senador Delcídio do Amaral teria entregado o deputado federal Francisco Everardo, o Tiririca, em sua delação premiada.

A verdade é que Delcídio delatou mais de 70 nomes em seu depoimento, mas o Tiririca não estava nessa lista!

Mais detalhes aqui: http://www.e-farsas.com/tiririca-foi-citado-na-operacao-lava-jato.html

Tiririca teria sido citado na operação Lava Jato! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

2 – Sergio Moro é funcionário fantasma da UFPR?

Essa apareceu nas redes sociais também em março de 2016 e afirmava que o juiz que está comandando a Operação Lava Jato estaria recebendo salário da UFPR sem nunca ter ido lá para dar aulas!

- Publicidade -

Na época, apuramos que o nome Sérgio Fernando Moro consta na lista de docentes da instituição. Moro é professor de Direito Penal e Processual Penal.

Saiba mais sobre esse boato, aqui: http://www.e-farsas.com/sergio-moro-e-professor-fantasma-da-ufpr.html

Juiz Sérgio Moro estaria recebendo salário de professor sem precisar da aulas! Será? (foto: Reprodução/Facebook)

3 – Sérgio Moro, antes da fama, condenava os réus com sentenças criativas?

Surgida maio de 2017, essa fake news afirmava que o juiz Sérgio Moro tinha um histórico de sentenciar de forma criativa as pessoas condenadas por ele.

Uma mulher, por exemplo, que teria sido foi pega abandonando 5 gatos durante noite de inverno rigoroso teria recebido a sentença de passar uma noite inteira sem água e sem alimentos.,

A verdade é que as sentenças atribuídas ao juiz Sergio Moro são do doutor Michael Cicconetti, um juiz do Tribunal Municipal em Painesville, em Ohio (EUA)!

Saiba mais sobre isso clicando aqui: http://www.e-farsas.com/sergio-moro-antes-da-fama-condenava-os-reus-com-sentencas-criativas.html

 

4 – “Não temos provas, mas temos convicção de que Lula é culpado!”

A frase teria sido dita pelo procurador da Operação Lava-Jato Deltan Dallagnol ao apresentar denúncia contra o ex-presidente Lula, mas só que ele não disse isso!

Na verdade, um blog juntou duas frases separadas e ditas em trechos diferentes da apresentação dos procuradores Deltan Dallagnol e Henrique Pozzobon, tirando-as do contexto.

Entenda como se espalhou essa mentira aqui: http://www.e-farsas.com/procurador-da-lava-jato-disse-nao-temos-provas-mas-temos-conviccao.html

5 – Apresentadores do Jornal Nacional comemoram a prisão do Lula?

Essa imagem apareceu nas redes sociais em 2016 e mostra a dupla de apresentadores do Jornal Nacional, da Rede Globo de Televisão, fazendo o sinal de “grades” com as mãos! Os textos que acompanham a fotografia diziam que que ambos estariam fazendo referência à ação da Polícia Federal e comemorando uma possível prisão de alguns dos principais políticos acusados na operação Lava Jato, dentre eles, os ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff.

Acontece que a foto é real, mas ela foi tirada um ano antes e não tem nada a ver com a Operação Lava Jato.

Na época, o jornalismo da Rede Globo estava passando a dar maior importância para as redes sociais. O gesto feito pelos apresentadores com as mãos podem ser interpretados de várias formas, mas a intenção era a de simbolizar as hashtags usadas nas redes sociais para demarcar algum assunto (as hashtags são precedidas pelo símbolo “#”).

Saiba mais sobre esse boato aqui: http://www.e-farsas.com/apresentadores-do-jornal-nacional-comemoram-prisao-do-lula.html

Willian Bonner e Renata Vasconcellos comemoram a possível prisão de Lula e de Dilma! Será verdade? (foto: Reprodução/Twitter)

6 – Aécio Neves aparece em foto negociando com Sergio Moro?

A fotografia circula em diversas páginas do Facebook desde dezembro de 2015 e mostra o senador Aécio Neves negociando com o juiz que comanda as investigações da operação Lava Jato.

Só que a foto é falsa! A fotografia original é de outubro de 2012 e foi tirada por Edson Dias, para a FolhaPress, quando o Eduardo Campos e Aécio Neves visitaram a cidade mineira de Uberaba em apoio ao deputado estadual Antônio Lerin, que estava concorrendo à prefeitura naquele ano.

Veja como foi feita essa montagem aqui: http://www.e-farsas.com/foto-mostra-aecio-neves-negociando-com-sergio-moro-sera.html

Aécio Neves é flagrado negociando com o juiz Sérgio Moro! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

7 – Lula foi preso em segredo pela Polícia Federal?

Dentre vários boatos sobre uma possível prisão do ex-presidente Lula, essa se destacou em setembro de 2015. De acordo com o texto, um veículo de comunicação teria deixado vazar a informação de que o ex-presidente Lula teria sido preso em sua casa em São Bernardo do Campo-SP, em segredo!

Os policiais, segundo a fake news, estariam cumprindo um mandato expedido como resultado das investigações da 19ª fase da Operação Lava Jato.

Lula não teria resistido à prisão e pediu apenas para não ser algemado para preservar a sua imagem.

A verdade é que a notícia foi uma invenção de um blog humorístico que foi copiada por diversos outros sites e blogs!

Nesse link mostramos onde descobrimos a foto original e como foi feita essa montagem: http://www.e-farsas.com/lula-e-preso-em-segredo-pela-policia-federal.html

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui