16.7 C
São Paulo
terça-feira, abril 20, 2021

Noiva fantasma foi registrada por câmera de segurança em Birmingham, na Inglaterra?

- Publicidade -

Na semana passada, inúmeros sites britânicos (a exemplo do Daily Mirror, HullLive, Birmingham Mail e The Sun), assim como sites brasileiros (a exemplo do UOL, Extra e ND+), propagaram que uma “noiva fantasma” teria sido registrada por uma câmera de segurança em Birmingham, na Inglaterra.

Segundo o site brasileiro ND+, por exemplo, “a mulher segurava algo nas mãos e parecia flutuar” e teria passado por um canteiro de obras no centro da cidade.

Ainda segundo o site, o gerente da empresa responsável pelo canteiro de obras, Adam Lees (na verdade ele é responsável em fornecer um serviço de monitoramento para o canteiro de obras, mas não é o responsável pela obra), teria dito a jornalistas britânicos que não havia nenhuma explicação normal para a presença daquela mulher (o registro foi feito por volta de 2h da manhã).

Segundo o site brasileiro ND+, por exemplo, “a mulher segurava algo nas mãos e parecia flutuar.

Além disso, ainda segundo o ND+ (citando um site chamado “Birmingham Mail”), as autoridades policiais estariam investigando a veracidade das imagens (isso é mentira, o Birmingham Mail não disse isso), visto que o caso ganhou grande comoção na internet!

Entretanto, será que uma “noiva fantasma” foi realmente registrada por uma câmera de segurança? Descubra agora, aqui, no E-farsas!

Verdadeiro ou Falso?

Falso! Na verdade, estamos diante de uma mulher, de carne e osso, que estava usando um vestido longo e vermelho! Portanto, nada de “noiva fantasma”!

A seguir vamos contar direitinho para vocês como essa história começou e o seu desfecho!

Tudo Começou com um Tuíte

No dia 18 de agosto de 2020, um perfil chamado “@_meglittle”, no Twitter, divulgou uma captura de tela mostrando um suposta figura fantasmagórica (arquivo).

Eis o que o perfil alegou:

Então, o canteiro de obras do meu pai em Birmingham tem um alerta de câmera CFTV, que dispara quando há movimento, e nesta madrugada foi tirada esta foto. Dez minutos depois a segurança foi verificar e não encontrou NADA. Estranho pra c******

- Publicidade -

No dia 18 de agosto de 2020, um perfil chamado “@_meglittle”, no Twitter, divulgou uma captura de tela mostrando um suposta figura fantasmagórica.

O tuíte rapidamente viralizou e, inclusive, foi motivo de inúmeros memes. Desde então ele já obteve mais de 3 mil retuítes e 27 mil curtidas!

Evidentemente, isso não passou despercebido pela mídia britânica, que adora um caso de fantasma. Há uma verdadeira indústria do paranormal no Reino Unido. Aliás, já comentei sobre o modus operandi dos tabloides britânicos num outro artigo.

Enfim, fato é que, em pouco tempo, Adam Lees, diretor administrativo da empresa “Limitless Security”, responsável pela câmera, ganharia seus cinco minutos de fama por lá.

A Cobertura dos Tabloides Britânicos

Rapidamente, os tabloides britânicos passaram a replicar as mesmas informações e declarações fornecidas por Adam Lees. Por que? Porque uma agência chamada South West News Service (SWNS) comprou os direitos de vender essa história para o mundo. Isso é uma prática rotineira da SWNS, Caters, Mercury, entre outras, que exploram histórias de cunho paranormal, mas que não fazem NENHUMA questão de se aprofundar ou investigar melhor.

Aliás, as três agências que citei anteriormente respondem por boa parte desse tipo de conteúdo, que é veiculado nos tabloides britânicos e, posteriormente, passa a ser disseminado ao redor do mundo. Elas monitoram as redes sociais através de captadores (pessoas pagas para vigiar a internet em busca do que está viralizando ou tem potencial de viralização) ou através do contato direto do interessado em vender sua história. A partir desse ponto, as agências coletam vídeos, fotos (tudo com a devida autorização do interessado), passam a ter os direitos autorais sobre o material, e redigem um texto-base sobre o assunto.

Uma vez que o “pacote” (fotos, vídeos e texto-base) é finalizado, ele é oferecido (leia-se vendido) aos tabloides britânicos, que por sua vez contam basicamente a mesma história, com as mesmas declarações e imagens. Alguns tabloides optam por alterar algumas palavras ou publicar uma ou mais fotos adicionais. Contudo, é praticamente a mesma coisa, nada de novo no front.

O Daily Mirror como Fonte de Informação

Como exemplo, vamos citar a cobertura do tabloide britânico “Daily Mirror”. Reparem bem, abaixo, como a informação é transmitida.

Segundo o tabloide, o chefe de uma empresa de segurança disse que ficou “petrificado” após alegar ter visto uma mulher “fantasma”, num vestido branco, caminhando por canteiro de obras. A imagem assustadora confundiu os chefes de segurança no local na rua Sherborne, depois que o “movimento” acionou câmeras de movimento nas primeiras horas da terça-feira, 18 de agosto.

A aparição teria sido detectada pela câmera de segurança na calada da noite, mais precisamente a 1h53 da manhã, horário local. Contudo, ao ser realizada uma varredura completa na área, nada foi encontrado.

O chefe de segurança do local disse que teve dificuldade para voltar a dormir, porque ficou assustado com a aparição da mulher. Esta, por sua vez, parecia estar usando um vestido e carregando um objeto enquanto caminhava pelo local.

Algumas Declarações de Adam Lees

Eis, algumas de suas declarações:

Fornecemos monitoramento para um canteiro de obras na rua Sherborne, no centro da cidade de Birmingham. Na madrugada de terça-feira, recebemos um alerta informando que uma câmera com sensor de movimento detectou movimento no local. As imagens chegam ao meu laptop, então eu verifiquei e vi aquela imagem. Notifiquei a segurança no local imediatamente, que fez uma varredura completa, mas não encontraram nada. É incrivelmente estranho. Não tenho ideia do que poderia ter sido, mas não dormi o resto da noite“, disse Adam Lees, diretor da Limitless Security.

Eles chegaram ao local em poucos minutos e não havia sinal de ninguém lá ou de alguém que tivesse estado por lá. Não tenho ideia do que poderia ter sido, mas não dormi o resto da noite e com certeza isso me deixou arrepiado. Nunca acreditei em fantasmas, mas não consigo explicar isso. As pessoas têm falado que é falso, mas posso garantir que é 100% genuíno… Nunca vi nada assim antes“, continuou.

Ela está inclinada para a frente, parece estar flutuando, e está segurando algo nas mãos. Parece que ela está usando um vestido de noiva, como se estivesse esperando para se casar. Ela parece uma noiva fantasmagórica. É a coisa mais estranha que já vi em cinco anos cuidando de centenas de lugares como esse. Pesquisei um pouco para ver se havia alguma igreja na rua. Tudo o que descobri é que se trata de uma rua muito antiga, que existe há centenas de anos“, completou.

Adam Lees, 47 anos, diretor da Limitless Security.

Enfim, dá para imaginar o frenesi que isso gerou, não é mesmo?

Entra em Cena Hayley Stevens: Investigadora Paranormal e Proprietária do Blog “Hayley is a Ghost”

Toda essa história estava muito mal contada. Em primeiro lugar, se Adam Lees fornece um serviço de monitoramento para um canteiro de obras, ele iria realmente confiar na imagem de uma única câmera de segurança? Só havia uma no local? Não havia nenhuma outra câmera de segurança, que estivesse filmando a rua?

Enfim, tudo o que foi divulgado se resumiu a um relato do proprietário da empresa e uma única imagem extraída de um arquivo .PDF. Assim sendo, isso me levou a crer, inicialmente, que poderia se tratar tão somente de um carimbo na imagem feito através de aplicativo para celular. Isso já aconteceu (várias vezes) no passado (1,2).

Contudo, Hayley Stevens, investigadora paranormal e proprietária do blog “Hayley is a Ghost” foi atrás dessa história. Para quem não a conhece, ela faz um trabalho primoroso de investigação de diversos casos de surgem na mídia e, invariavelmente, acaba descobrindo a verdade por trás de muitos deles. Com esse caso não foi diferente! Ela descobriu que se trata apenas uma mulher, de carne e osso, usando um vestido vermelho, e que estava passando naquele local!

Hayley descobriu que se trata apenas uma mulher, de carne e osso, usando um vestido vermelho, e que estava passando naquele local!

Por enquanto, Hayley divulgou apenas um frame de um vídeo no qual ela teve acesso, a partir de uma outra câmera de segurança, e prometeu apresentar toda a investigação que fez num artigo futuro. Contudo, somente esse frame é suficiente para mostrar que não estamos diante de um fantasma ou de uma “noiva fantasma”, conforme foi ventilado na mídia.

Ah, questionamos Hayley se teria sido um golpe publicitário, mas ela disse que não há nenhum indício nesse sentido. Enfim, recomendamos para aqueles que tiverem interesse em saber mais detalhes sobre esse caso, que acessem e acompanhem o blog dela, combinado?

Atualização 03/09/2020

Apresentamos um resumo desse caso na nossa participação semanal no programa “Olá, Curiosos”:

https://www.instagram.com/p/CErEjv2A3V5/

Conclusão

Falso! Na verdade, estamos diante de uma mulher, de carne e osso, que estava usando um vestido longo e vermelho! Portanto, nada de “noiva fantasma”!

Todos aqueles que tiverem interesse em saber mais detalhes sobre esse caso, acessem e acompanhem o blog “Hayley is a Ghost”, onde haverá, em breve, um artigo mostrando toda a investigação que foi feita para desmentir mais essa história de fantasma.

- Publicidade -
Marco Faustinohttp://www.e-farsas.com/author/marco
Jornalista e colaborador do site de verificação de fatos E-farsas entre janeiro de 2019 e dezembro de 2020. Entre junho de 2015 e abril de 2018, trabalhei como redator do blog AssombradO.com.br, além de roteirista do canal AssombradO, no YouTube, onde desmistificava todos os tipos de engodos pseudocientíficos e casos supostamente sobrenaturais.

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

20 COMENTÁRIOS

  1. e-farsas tem bastante credibilidade entre seus seguidores,não fiquem perdendo tempo postando essas baboseiras, na minha humilde opinião seria não postar.

  2. e-farsas tem bastante credibilidade entre seus seguidores,não fiquem perdendo tempo postando essas baboseiras, na minha humilde opinião seria não postar.

  3. No Brasil, nos anos 70, era comum os tribunais aceitarem testemunhos de mortos, por meio de relatos psicografados. Essa prática foi aceita em várias ocasiões.

    O juiz Orimar Pontes, de Goiás, aceitou pelo menos duas vezes as cartas psicografadas por Chico Xavier como provas, para afastar acusações de assassinato. O depoimento da própria vítima de assassinato Henrique Emmanuel Gregoris, serviu para absolver João Batista França, que o matou. No mesmo ano, o depoimento de Maurício Garcez Henriques também serviu para absolver a pessoa que o matou, José Divino Gomes.
    https://www.conjur.com.br/2007-jul-14/justica_aceita_cartas_psicografadas_absolver_reus

    Mas isso não é mais bizarro que o caso do triplex do Lula. O juiz Sérgio Moro admitiu como prova de que Lula era proprietário do triplex, dois bilhetes de pedágio da estrada entre São Paulo e Guarujá, em que constava a placa do carro do Lula. O fato de que o carro do Lula esteve em Guarujá foi aceito como prova de que ele era proprietário do apartamento!

  4. No Brasil, nos anos 70, era comum os tribunais aceitarem testemunhos de mortos, por meio de relatos psicografados. Essa prática foi aceita em várias ocasiões.

    O juiz Orimar Pontes, de Goiás, aceitou pelo menos duas vezes as cartas psicografadas por Chico Xavier como provas, para afastar acusações de assassinato. O depoimento da própria vítima de assassinato Henrique Emmanuel Gregoris, serviu para absolver João Batista França, que o matou. No mesmo ano, o depoimento de Maurício Garcez Henriques também serviu para absolver a pessoa que o matou, José Divino Gomes.
    https://www.conjur.com.br/2007-jul-14/justica_aceita_cartas_psicografadas_absolver_reus

    Mas isso não é mais bizarro que o caso do triplex do Lula. O juiz Sérgio Moro admitiu como prova de que Lula era proprietário do triplex, dois bilhetes de pedágio da estrada entre São Paulo e Guarujá, em que constava a placa do carro do Lula. O fato de que o carro do Lula esteve em Guarujá foi aceito como prova de que ele era proprietário do apartamento!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui