17.8 C
São Paulo
quarta-feira, outubro 27, 2021

Ressonância magnética mostrou o cérebro de uma pessoa morrendo?

- Advertisement -spot_imgspot_img
- Advertisement -spot_imgspot_img

No início de julho de 2020, um perfil apócrifo no Twitter disseminou um GIF e o associou a uma história muito sinistra (arquivo). Segundo o perfil, o GIF mostraria o que acontece no cérebro de uma pessoa morrendo! Isso porque, antes de morrer, o cérebro liberaria toneladas e mais toneladas de endorfinas, que fariam uma pessoa sentir uma série de emoções. Algo tragicamente belo.

Confira abaixo o tuíte:

Segundo o perfil, o vídeo mostraria o que acontece no cérebro de uma pessoa morrendo.

Assim como o referido GIF:

 

O tuíte já obteve cerca de 400 compartilhamentos e mais de mil curtidas!

Entretanto, será que esse GIF realmente mostra o cérebro de uma pessoa morrendo? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!

Verdadeiro ou Falso?

Fora de Contexto! Na verdade, o GIF retrata parte de uma cena do sexto episódio da primeira temporada da série “The Walking Dead”, ou seja, não estamos diante de um exame verdadeiro de ressonância magnética de um ser humano morrendo.

Confira abaixo o trecho de onde isso foi retirado:

Portanto, trata-se de algo ficcional!

E a Alegação de que o Cérebro Libera “Toneladas de Endorfinas” que Fazem uma Pessoa Sentir uma Série de Emoções à Beira da Morte?

Não há nenhum estudo até o momento que sustente tal alegação! Num texto escrito e publicado pelo Dr. Seamus Coyle, um biólogo molecular britânico, no site “The Conversation” (republicado pela BBC Future), em fevereiro de 2020, esse assunto foi abordado de uma maneira bem interessante.

Segundo o Dr. Coyle, é difícil decifrar o momento real da morte. Nesse sentido, há quem aponte que pode haver uma “enxurrada” de endorfinas antes de alguém morrer. Contudo, simplesmente não sabemos se isso é verdade, porque isso ainda não foi pesquisado!

Um estudo de 2011, no entanto, mostrou que os níveis de serotonina, outra substância química do cérebro, que também contribui para sentimentos de felicidade, triplicaram no cérebro de seis ratos pouco antes de suas mortes. Ressaltando: apenas seis ratos, e nada além disso.

Há quem aponte que pode haver uma “enxurrada” de endorfinas antes de alguém morrer. Contudo, simplesmente não sabemos se isso é verdade, pois ninguém ainda pesquisou essa possibilidade.

De acordo com  Dr. Coyle, não poderíamos descartar a possibilidade de que algo semelhante ocorresse em humanos. Essa seria uma sugestão interessante e até haveria tecnologia para observar os níveis de endorfina e serotonina em humanos.

Por outro lado, obter amostras sequenciais, especialmente de sangue, nas últimas horas da vida de alguém é desafiador do ponto de vista logístico. Conseguir o financiamento para fazer esse tipo de pesquisa também seria difícil. Ainda segundo ele, aparentemente a dor das pessoas diminuiria durante o processo de morte. Contudo, não sabemos porque isso ocorre (poderia ou não estar relacionado a endorfinas).

Novamente, nenhuma pesquisa ainda foi feita sobre isso.

Uma Pequena Viagem no Tempo

Esse GIF foi publicado pela primeira vez em 2011, no Tumblr, juntamente com a narrativa de que o cérebro liberaria uma enxurrada de endorfinas no momento da morte! Posteriormente, usuários na internet acrescentaram a falsa alegação de que seria um exame verdadeiro de ressonância magnética de uma pessoa morrendo.

Conclusão

Fora de Contexto! Na verdade, o GIF retrata parte de uma cena do sexto episódio da primeira temporada da série “The Walking Dead”, ou seja, não estamos diante de um exame verdadeiro de ressonância magnética de um ser humano morrendo.

Além disso, até o momento não há nenhum estudo que sustente a alegação de que o cérebro liberaria toneladas de endorfinas (ou uma enxurrada de endorfinas), que por sua vez fariam uma pessoa sentir uma série de emoções à beira da morte.

- Advertisement -spot_imgspot_img
Marco Faustinohttp://www.e-farsas.com/author/marco
Jornalista e colaborador do site de verificação de fatos E-farsas entre janeiro de 2019 e dezembro de 2020. Entre junho de 2015 e abril de 2018, trabalhei como redator do blog AssombradO.com.br, além de roteirista do canal AssombradO, no YouTube, onde desmistificava todos os tipos de engodos pseudocientíficos e casos supostamente sobrenaturais.
Latest news
- Advertisement -spot_img
Related news
- Advertisement -spot_img

10 COMENTÁRIOS

  1. Muito bem explicado na verdade retrata parte de uma cena do sexto episódio da primeira temporada da série “The Walking Dead” e nao de uma cena real bom pesquisar para entender e descobrir bem as noticias que sao divulgadas!!!

  2. Muito bem explicado na verdade retrata parte de uma cena do sexto episódio da primeira temporada da série “The Walking Dead” e nao de uma cena real bom pesquisar para entender e descobrir bem as noticias que sao divulgadas!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui