21.8 C
São Paulo
sábado, dezembro 4, 2021

Um artista urinou em uma mulher pintada de negro na USP em nome da arte?

- Publicidade -

É verdade ou mentira que um artista fez uma performance na USP urinando em cima de uma mulher nua pintada de preto em nome da arte?

A foto apareceu na primeira quinzena de outubro de 2017 nas redes sociais e se espalhou rapidamente em diversos sites e blogs. Nela podemos um jovem urinando sobre o corpo de uma mulher nua, com o corpo pintado de preto, em plena praça rodeada de gente!

O texto que acompanha as imagens afirma que o “artista” foi fotografado enquanto fazia uma apresentação na Universidade de São Paulo (USP) e que os jovens presentes aplaudiram efusivamente a performance do rapaz!

Será que isso é verdade ou farsa?

“Artista” urina em uma mulher pintada de preto, na USP, em nome da arte! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdadeiro ou falso?

Essa fotografia é de janeiro de 2013 e foi tirada pela fotógrafa Marlène Ramírez-Cancio, durante o 8º Encuentro Hemisférico del Centro de Estudios de Arte y Política, no Departamento de Artes Cênicas da USP, em São Paulo, como podemos ver no site do Instituto Hemisférico Encuentro.

A mulher que está deitada no chão é Regina José Galindouma artista nascida na Guatemala especializada em arte corporal. Na obra intitulada Piedra, Regina se “transforma” em uma pedra e suas performances tentam mostrar a opressão e o sofrimento sofridos pela mulher ao longo dos anos!  

Conclusão

A foto é real e foi tirada durante uma apresentação de uma artista guatemalteca em 2013, no 8º Encuentro Hemisférico del Centro de Estudios de Arte y Política. O homem que aparece na foto urinando na mulher não é o artista, mas um espectador!

 

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

4 COMENTÁRIOS

  1. Parcialmente correto. O homem que urina na foto é um dos 3 performancers coadjuvantes da “obra”. Foram 2 rapazes e uma moça que “aliviaram-se” sobre o corpo da Galindo. A moça desnudou-se da cintura pra baixo e colocou-se sobre a “PIEDRA” posicionando-se com a artista entre suas pernas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui