today-is-a-good-day
18.2 C
São Paulo
sexta-feira, abril 19, 2024

Um resumão do que rolou no E-farsas em fevereiro de 2012

- Publicidade -

Veja um resumo do que pesquisamos, das nossas participações na mídia e de tudo de legal que aconteceu no E-farsas em fevereiro de 2012.

No mês de fevereiro, tivemos (mais uma vez) vários motivos para comemorar! Além de um novo recorde de visitas no site, participamos do Social Media Week e da Campus Party, além da nossa participação semanal na Rádio Bandeirantes.

Se você conheceu o E-farsas há pouco tempo ou não nos acompanhou em fevereiro, dê uma olhada nesse resumão que preparamos para você:

Resumo Fevereiro de 2012 - E-farsas

É “Nóis” na Mídia

O que é rumor e o que é verdade nas noticias da web!
Marcelo Zorzanelli, Gilmar Lopes, Rosana Hermann, Diego Iraheta e Jose Luiz Goldfarb (foto: Sheila Lopes / 247)

Como já vem acontecendo todos os meses, em fevereiro também tivemos a alegria de poder mostrar o E-farsas em outras mídias. Gilmar Lopes foi convidado para debater com jornalistas sobre Rumor X Informação no Social Media Week, o maior evento de mídias sociais do mundo. Durante a Campus Party ocorrida em São Paulo, o criador do E-farsas também foi entrevistado pelo pessoal do Radiofobia e Papo de Gordo a respeito das farsas da web. A entrevista será publicada na íntegra no mês que vem.

Ainda falando em aparições na mídia, é bom lembrar que estamos toda semana com o quadro Verdadeiro ou Farsa todo sábado, a partir das 10h, dentro do programa “Você é Curioso?” na Rádio Bandeirantes.

Animais

Cobra de cinco cabeças encontrada na Índia! Será que essa história é real? Veja o que descobrimos.chaveiro_peixe_vivo_03 - chaveiros com peixes vivos na China

Será verdadeira a foto de um caçador segurando um gafanhoto várias vezes maior que o normal? Um senhor segurando pelas patas traseiras o que parece ser o maior inseto já abatido na face da terra!

Será que o filme que mostra um mamute – extinto há mais de 4000 anos – caminhando dentro de um rio na Sibéria é real?

- Publicidade -

Será verdade que ambulantes chineses estão vendendo chaveiros com tartarugas e peixes vivos? Essa história apareceu na web em 2010 e afirma que na China estão sendo vendidos chaveiros como souvenires.

Saúde

Frase atribuída ao Dr. Drauzio Varella sobre a quantidade de pesquisas sobre virilidade masculina e silicone ser maior do que a de Alzheimer deixa a gente em dúvida: Será que foi ele mesmo quem disse isso? Perguntamos direto na fonte.

Sandálias Havachinas. E-mail alerta para o perigo das sandálias importadas da China. O texto vem acompanhado de imagens de alguém com os pés feridos em decorrência de uma alergia ao produto! Verdadeiro ou falso?

Foto circulou pela web mostrando 11 bebês gêmeos que teriam nascido no dia 11/11/2011 na Índia. Mas será que essa história é real? Descubra aqui!

Limão + bicarbonato de sódio = cura para o câncer! Texto afirma que o suco de limão com bicarbonato de sódio é a cura definitiva para o câncer. Mas será que essa história é real?

Imagens mostram profissionais colhendo sêmen dos pacientes manualmente. Texto afirma que a profissão é regulamentada na China. Será que é verdade ou mentira?

Lula e o livro de Paulo Coelho - Fotomontagem?
Lula lendo o livro de Paulo Coelho de cabeça pra baixo!

Humor

Foto mostra nosso ex-presidente Lula lendo um livro do Paulo Coelho de cabeça para baixo! Será verdade? Veja o que descobrimos!

Imagem mostra o momento em que telejornal estrangeiro exibe siglas de palavras de baixo calão, ao vivo sem notar!

Será verdadeira a notícia do rapaz que foi processado pelo vizinho por não ter conseguido engravidar a sua esposa? Veja o que descobrimos:

Construções

E-mail com uma série de fotos mostra várias casas estranhas construídas nos lugares mais esquisitões do mundo. Mas será que essas imagens são reais? Veja aqui.

Fotos mostram a maior mansão das Ilhas Caiman. Texto que as acompanha afirma que o dono é o líder da Igreja Universal Edir Macedo e que foi comprada com dinheiro de doações! Será verdade?

Ufologia

Um OVNI foi avistado sobrevoando os céus do Novo México. Mas será que o filme é real ou apenas mais uma montagem?

 

Agradecimentos

Mais uma vez gostaríamos de agradecer a você, amigo leitor, que nos acompanhou todo esse mês. Esperamos poder contar com a sua participação nos próximos meses.

Valeu!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

5 COMENTÁRIOS

  1. Prezados,

    Como leitor e ouvinte, quero parabenizá-los por todas as iniciativas que tornem a web menos “boateira” (digamos assim).

    Só lamento que a Radio Bandeirantes do Rio de Janeiro (que ouço desde que se chamava Radio Guanabara, e era localizada na Av. 13 de Maio, no Centro da Cidade) não possa ser ouvida via internet.

    Felicidades.

  2. MAIS UMA VEZ CONGRATULO A TODOS DO E-FARSA PELO EXCELENTE SERVIÇO QUE PRESTAM A TODOS NÓS USUÁRIOS DA INTERNET. OBRIGADO E CONTINUEM A AGIR ASSIM, POIS
    COM EQUIPES DESSE QULALATE MUITAS COISAS EM NOSSO PAÍS SERIAM BEM MELHORES. PARABÉNS!!!

  3. Saudações!!

    De primeira o trabalho de vocês. E saibam que todas as vezes que recebo email´s com textos duvidosos, faço uma pesquisa aqui. E mais, respondo o email esclarecendo que se trata de hoax pra pessoa.

    Abraços a todos da equipe,
    Bruno Amaral.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui