Foto mostra uma estranha borboleta encontrada em Juiz de Fora/MG?

2
16085

Recentemente, através de nossa página no Facebook recebemos uma sugestão muito peculiar! Um determinado seguidor nos questionou a respeito de uma foto que mostraria uma suposta borboleta encontrada na cidade de Juiz de Fora/MG, mais precisamente num bairro chamado Floresta.

Confira a foto e a respectiva publicação abaixo:

Publicação de um morador de Juiz de Fora, no Facebook.

Cabe destacar, que a foto foi publicada por esse usuário o dia 5 de agosto de 2020, e já obteve quase 5 mil compartilhamentos desde então (arquivo)!

Entretanto, será que realmente estamos de uma estranha borboleta? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!

Verdadeiro ou Falso?

Fora de Contexto! Não estamos diante de um ser vivo, mas de uma escultura criada por um artista holandês chamado Jack, mais conhecido no Facebook como “Magic Within”. Ele divulgou essa mesma foto no dia 16 de julho de 2020.

Jack nunca disse que se tratava de um ser vivo, borboleta ou fada de verdade, até mesmo porque ele é um escultor, que vende suas obras de arte.

Publicação do artista holandês chamado Jack (Magic Within).

Portanto, não estamos diante de uma estranha borboleta encontrada num bairro de Juiz de Fora/MG.

Uma Outra Foto Disseminada Pelo Mesmo Usuário no Facebook

Como se isso não bastasse e, talvez, vendo a popularidade que teve sua publicação anterior, esse mesmo usuário alegou ter encontrado um “mini dragão” três dias após ter disseminado a foto da “estranha borboleta” (arquivo).

Nova publicação do morador de Juiz de Fora, no Facebook.

Em primeiro lugar, essa foto, assim como uma outra (aparentemente mostrando o mesmo animal), não foi tirada por esse usuário, tampouco se trata de um mini dragão. Diga-se de passagem, ela já circulava nas redes sociais, no mínimo, desde abril deste ano.

A foto já circulava nas redes sociais, no mínimo, desde abril de 2020.
Outra foto aparentemente mostrando o mesmo animal.

Em segundo lugar, a foto mostra um animal verdadeiro chamado “Draco”, vulgarmente conhecido como “lagarto planador”. Ele possui membranas laterais, comumente associadas como se fossem “asas”.

No entanto, elas não servem exatamente para “voar”, do jeito que vocês devem estar pensando que um “dragão”faria, mas planar no ar durante um salto de árvore em árvore, por exemplo. Em outra ocasiões tais membranas são estendidas como um sinal de advertência.

Em terceiro e último lugar, é interessante destacar que os lagartos planadores são encontrados em áreas densamente arborizadas no sudeste da Ásia (principalmente nas Filipinas e em Bornéu) e no sul da Índia. Portanto, não são animais nativos de Juiz de Fora/MG, tampouco do Brasil!

Conclusão

Fora de Contexto! Em relação a “estranha borboleta” não estamos diante de um ser vivo, mas de uma escultura criada por um artista holandês chamado Jack, mais conhecido no Facebook como “Magic Within”. Jack divulgou essa mesma foto, no dia 16 de julho de 2020, em sua página no Facebook.

Já em relação ao “mini dragão”, cuja foto também foi analisada neste artigo, trata-se de um animal verdadeiro, vulgarmente chamado de “lagarto-planador”. Contudo, a foto não foi tirada pelo morador, visto que ela circula há tempos nas redes sociais, tampouco representa um animal nativo do Brasil, mas do sudeste da Ásia (principalmente nas Filipinas e em Bornéu) e no sul da Índia.

2 COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here