Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

A NASA finalmente admitiu que existe vida extraterrestre?

Cinema / TV

A NASA finalmente admitiu que existe vida extraterrestre?

É verdade que a Agência Espacial Norte Americana finalmente está preparando seus astronautas para um possível contato alienígena?

Muitos sites e blogs se apoiaram numa matéria divulgada na TV Cultura no dia 31 de outubro de 2014, afirmando que a NASA estaria se preparando para contatar seres de outros planetas. A reportagem, que foi apresentada durante o Jornal da Cultura, mostra que a Agência Espacial já teria fortes evidências de que já teríamos sido visitados por alienígenas no passado e que, em um futuro próximo, podemos nos comunicar com vida inteligente lá fora.

Será que isso é verdade ou farsa? Assista a matéria abaixo e descubra conosco

 

 

Verdadeiro ou falso?

Como sempre gostamos de enfatizar aqui no E-farsas, nunca leve muito a sério as reportagens que você vê na televisão. Apesar de ser uma TV do Estado, a Cultura (igual à todas as outras do mundo todo) também vive do show e não devemos culpa-la por tentar informar à população (mesmo com uma grande dose de desinformação no meio de uma reportagem).

A correspondente de Washington que apresenta a matéria lê um texto que mistura alguns fatos com uma série de pseudociência que confundem o espectador, mas tentaremos deixar algumas coisas claras aqui:

Os círculos nas plantações

Diferente do que foi afirmado na reportagem, os cientistas não afirmam que 20% dos agroglifos sejam de origem desconhecida. Não se sabe de onde a repórter tirou essa informação, mas muita gente acaba acreditando nisso somente porque está na TV.

A verdade é que é muito fácil criar esses tipos de marcas em plantações, bastando apenas uma tábua para amassar as plantas, como mostrado por esse jornalista inglês:

 

Além disso, é muita falta de lógica imaginar que um alienígena que consiga vir de tão longe não tenha tecnologia para pousar aqui no nosso planeta sem a ajuda desses círculos nas plantações, né?

Já falamos sobre um conjunto de agroglifos que foram encontrados na Califórnia, em dezembro de 2013 e que eram, na verdade, apenas uma propaganda de uma placa de vídeo. Os símbolos desenhados na plantação por um grupo (de humanos) especializado na criação desses círculos eram uma referência ao processador desenvolvido para a placa de computador.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Imenso agróglifo teria sido descoberto em uma fazenda na Califórnia! ETs? (foto: Reprodução/YouTube)

Imenso agróglifo teria sido descoberto em uma fazenda na Califórnia! ETs? Não! Era só uma propaganda! (foto: Reprodução/YouTube)

 

Ovni flagrado pelas cameras da ISS

O vídeo citado pela reportagem é esse abaixo, feito pelas câmeras de segurança da ISS em agosto de 2014. Até agora, nenhuma explicação foi dada pela NASA a respeito do ponto brilhante mostrado a seguir!

E ainda, para fomentar ainda mais as teorias de que a NASA estaria querendo esconder algo, as câmeras da estação espacial ficaram desligadas por algumas horas após o avistamento.

Seriam ETs nos monitorando? Pode ser que sim, mas é bem provável que não:

E você, o que acha?

Livro da NASA sobre contatos com alienígenas

Bom! Essa é a única parte, digamos, real da reportagem. Mas a história não é bem assim…

De fato, a NASA lançou o livro gratuito chamado Archaeology, Anthropology And Interstellar Communication (Arqueologia, Antropologia e Comunicação Interestelar), onde estudiosos de diversas áreas tentam explicar quais seriam os desafios que a humanidade iria enfrentar caso se depare (um dia) com algum contato extraterrestre. O lançamento foi feito em maio de 2014, mas as notícias dão a entender que o assunto é recente!

Livro da NASA fala sobre os desafios da humanidade em um possível contato com civilizações extraterrestres! (foto: Divulgação)

Livro da NASA fala sobre os desafios da humanidade em um possível contato com civilizações extraterrestres! (foto: Divulgação)

Daí, afirmar que a NASA já estaria treinando astronautas para falar com alienígenas (como muitos sites estão dizendo por aí) já é exagero!

A NASA vem divulgando inúmeras descobertas de planetas que podem reunir condições propícias para o surgimento de vida fora do nosso sistema solar. Até novembro de 2014, já foram confirmados mais de 900 exoplanetas, mas não há nenhuma comprovação de que haja vida lá fora!

Conclusão

A NASA lançou um livro gratuito com indagações sobre os desafios que a humanidade teria (ou terá) que enfrentar caso venha a encontrar vida inteligente fora da Terra. O restante da matéria apresentada no Jornal da Cultura são apenas especulações e informações equivocadas.

Continue lendo
89 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo