today-is-a-good-day
22.1 C
São Paulo
quarta-feira, abril 24, 2024

Tudo que rolou no E-farsas em novembro de 2011!

- Publicidade -

Peixe envenenado, vídeos falsos de morte, o E-farsas na mídia… Veja um resumo de tudo que publicamos no E-farsas.com em novembro de 2011!

Como já virou marca registrada do E-farsas.com, criamos esse resumão para que todo mês, além de mostrar a você tudo de mais interessante que publicamos aqui no site, ainda damos uma “prestada de contas” pro amigo leitor, que nos acompanha desde sempre!

Retrospectiva E-farsas - NOvembro de 2011!
Retrospectiva E-farsas - Novembro de 2011!

 

É “nóis” na mídia!

Em novembro, esse que vos escreve teve a alegria de participar de algumas entrevistas em um importante jornal, numa revista, no rádio e até em um podcast.

E-farsas.com no jornal A Tribuna - ES - 06-11-2011
E-farsas.com no jornal A Tribuna - ES - 06-11-2011 - Reprodução

O jornal A Tribuna – do estado do Espírito Santo – fez uma matéria muito bacana sobre as farsas da web e o criador do E-farsas, Gilmar Lopes, foi entrevistado! A revista Show da Fé também fez uma entrevista conosco a respeito dos hoaxes envolvendo religião.

Como você já sabe, estamos toda semana na Rádio Bandeirantes, onde apresentamos todo sábado – às 10h da manhã – o quadro “Verdadeiro ou Farsa?” dentro do programa “Você é Curioso?”, sempre explicando se uma das histórias que circulam na web é verdade ou mentira!

O pessoal do podcast Cyber Café convidou o E-farsas pra participar do episódio número 2, onde conversamos sobre os mitos e as farsas da informática.

Animais

O menor elefante do mundo pede a sua ajuda! Será verdade!
O menor elefante do mundo pede a sua ajuda! Será verdade!

- Publicidade -

Sem dúvida, o post de maior sucesso desse mês foi o da nossa pesquisa a respeito do boato do peixe Panga venenoso, que estaria sendo vendido aqui no Brasil! Ah! E por falar em peixes, também pesquisamos sobre a notícia de um peixe com 3 olhos que teria sido pescado próximo a uma usina nuclear!

Ainda no mundo animal, descobrimos se a corrente que circula no Facebook para ajudar a salvar o menor elefante do mundo é verdadeira ou falsa.

Correntes

E essas correntes do Facebook, hein? Outra corrente que o E-farsas pesquisou falava sobre um garoto que teria levado 6 tiros do padrasto e, para cada “compartilhada”, o Facebook pagaria uma quantidade em dinheiro para ajudar no tratamento dele.

E ainda falando em Facebook, em novembro, resolvemos pesquisar também a respeito de uma noticia que está circulando pela web: Hackers estariam publicando pornografia em vários perfis do Facebook sem que o dono da conta fique sabendo! Será?

Bizarrices

Garota teria engravidado de um chimpanzé e revoluciona a ciência! Será?
Garota teria engravidado de um chimpanzé e revoluciona a ciência! Será? (reprodução)

Uma garota amazonense estaria grávida de um chimpanzé! Será verdade? Veja o que descobrimos.

E o marido que dorme há 5 anos ao lado da esposa morta? É cada uma… Algumas histórias que rondam nossas caixas de entrada parecem mentira, mas…

E olha essa outra notícia que pesquisamos no mês de novembro: Um funcionário foi demitido por ter se recusado a usar numero 666 em seu braço! A empresa tem esse costume de colar um adesivo com a quantidade de dias consecutivos em que a fábrica está trabalhando sem acidentes, mas ao notar que o 666° dia estava chegando, o funcionário religioso se recusou a colocar a “marca da besta” em seu pulso.

Brincadeiras sem final feliz

Esse mês, tivemos a oportunidade de pesquisar dois vídeos de acidentes em que até ficamos na dúvida se eram verdadeiros ou não:

Será que são reais? Clique nos links e descubra!

Fotos intrigantes

Bliss - A imagem do papel de parede do Widows XP é real!
Bliss - A imagem do papel de parede do Widows XP é real!

O E-farsas, desde sempre, é louco por fotos! Por isso, todo mês – há 9 anos – pesquisamos algumas imagens das mais curiosas e intrigantes que circulam pela web, como essas:

Automóvel

A pedido de um ouvinte do Você é Curioso, descobrimos se é verdade a notícia do fã do Batman que teria recriado o Batmóvel – movido a turbina de avião – na vida real!

Agradecimento

Esse resumo e a maneira que o E-farsas arrumou de agradecer a todos os nossos milhões de leitores, que sempre mandam sugestões, críticas e elogios através de e-mails ou pelos comentários no final de cada postagem!  Prometemos tentar retribuir a esse carinho em forma de novas pesquisas, sempre com o compromisso com a verdade!

Valeu, galera!  E não acredite em tudo o que você lê na web!

 

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

1 COMENTÁRIO

  1. Legal estas pequisas do e-farsas. Parabens.
    Muitas informações que eu gostaria de acreditar, mas por falta de tempo de pesquisar, me deixou com a sensaçao de estar deixando escapar uma informação valiosa. Com a pesquisas aparesentadas vejo que não estava perdendo nada.
    obrigado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui