Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Foto mostra uma antiga aldeia medieval preservada na Escócia?

Fora de Contexto

Foto mostra uma antiga aldeia medieval preservada na Escócia?

Foto mostra uma antiga aldeia medieval preservada na Escócia?

Circula nas redes sociais uma foto com uma alegação muito interessante. Segundo a legenda, a foto mostraria uma antiga aldeia medieval preservada na Escócia! Incrível, não é mesmo?

Somente uma única publicação no Facebook, datada de 7 de outubro de 2020, já obteve mais de 5,9 mil reações e mil compartilhamentos (arquivo)!

Publicação que viralizou no Facebook.

Entretanto, será que a foto é verdadeira? Será que estamos mesmo diante de uma aldeia medieval preservada na Escócia? Descubra agora no E-farsas!

Verdadeiro ou Falso?

Fora de Contexto! Na verdade, essa foto foi tirada do set de filmagens de “João e Maria: Caçadores de Bruxas” um filme que foi lançado em 2013, baseado no clássico conto de fadas dos Irmãos Grimm “Hänsel und Gretel”.

No filme, João e Maria formam uma dupla de imbatíveis caçadores de bruxas, que migram pelo mundo procurando e matando tais seres malignos.

Na verdade, essa foto foi tirada do set de filmagens de “João e Maria: Caçadores de Bruxas” — um filme que foi lançado em 2013.

O set de filmagens foi montado nos Estúdios Babelsberg, localizado no distrito de Potsdam-Babelsberg, da cidade de Postdam, na Alemanha. Ele é o estúdio de cinema, em larga escala, mais antigo do mundo, produzindo filmes desde 1912. Além disso, ele também é o maior estúdio de cinema da Europa com uma área total de 460 mil metros quadrados.

O set de filmagens foi montado nos Estúdios Babelsberg, localizado no distrito de Potsdam-Babelsberg, da cidade de Postadam, na Alemanha.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Abaixo vocês podem conferir mais imagens do set de filmagens que foi utilizado entre janeiro e junho de 2011.

Uma Mentira Antiga que Ganhou Força Recentemente nas Redes Sociais

Essa foto já vinha sendo associada a um vilarejo medieval abandonado na Escócia (ou em países) há alguns anos (1,2,3). No entanto, essa foto foi recentemente impulsionada por um perfil chamado “Nature’s Lovers” no Twitter. Esse é mais um daqueles perfis, que habitualmente disseminam fotos manipuladas digitalmente ou completamente fora de seus contextos originais, e que a plataforma habitualmente faz vista grossa. Não nos perguntem o motivo, mas não é por falta de denúncia.

Conforme vocês puderam perceber, não demorou muito tempo para que o conteúdo desse perfil viralizasse aqui no Brasil.

Uma Checagem Anterior

Assim que essa foto foi publicada pelo perfil “Nature’s Lovers”, um outro usuário chamado “PicPedant” (um perfil que desmistifica fotos falsas ou descontextualizadas que viralizam no Twitter) apontou para a realidade por trás dela. No entanto, assim como sempre vemos, a verdade é muito menos compartilhada que a mentira.

Conclusão

Fora de Contexto! Na verdade, essa foto foi tirada do set de filmagens de “João e Maria: Caçadores de Bruxas” um filme que foi lançado em 2013, baseado no clássico conto de fadas dos Irmãos Grimm “Hänsel und Gretel”.

O set de filmagens foi montado nos Estúdios Babelsberg, localizado no distrito de Potsdam-Babelsberg, da cidade de Postdam, na Alemanha.

Continue lendo

Jornalista, redator, e pesquisador de comunicação social com foco no combate a disseminação de notícias falsas. Colaborador do site de verificação de fatos E-farsas.com desde janeiro de 2019. Entre junho de 2015 e abril de 2018, trabalhei como redator do blog AssombradO.com.br, além de roteirista do canal AssombradO, no YouTube, onde desmistificava todos os tipos de engodos pseudocientíficos, além de casos supostamente sobrenaturais.

2 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo