Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Foto de um filhote de leão inspirou uma das cenas do filme “O Rei Leão”?

Cinema / TV

Foto de um filhote de leão inspirou uma das cenas do filme “O Rei Leão”?

Foto de um filhote de leão inspirou uma das cenas do filme “O Rei Leão”?

Recentemente, um perfil no Twitter dedicado a divulgação de fotos de “animais fofinhos” propagou uma interessante comparação (arquivo). O tuíte comparava uma foto mostrando a interação entre um leãozinho e um leão adulto com uma suposta cena do filme “O Rei Leão”. Bem, ao menos foi essa a impressão inicial que muitos usuários, que compartilharam esse comparativo, tiveram.

Confira o tuíte abaixo:

Tuíte do perfil “Land of cuteness”

Entretanto, será que essa foto é verdadeira? E a suposta cena? Realmente aconteceu no filme “O Rei Leão” ou em algum outro filme da trilogia? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!

Verdadeiro ou Falso?

Fora de Contexto! Embora a foto de um leãozinho mordendo um leão adulto seja verdadeira, a cena imitando essa interação não aconteceu em nenhum filme da trilogia de “O Rei Leão”. Na verdade, o desenho é uma “fan art“, ou seja, uma criação artística de um usuário do site “Deviantart” chamado “isuru077”.

Diga-se de passagem o usuário publicou esse desenho, no referido site, em março de 2012!

Na verdade, o desenho é uma “fan art”, ou seja, uma criação artística de um usuário do site “Deviantart” chamado “isuru077”, datada de março de 2012!

Uma das primeiras pessoas a desmistificar recentemente esse comparativo foi o fact-checker finlandês Janne Ahlberg (@HoaxEye). Esse caso é tão peculiar que até o próprio Janne inicialmente acreditou que se tratasse, de fato, de uma cena de algum filme da trilogia de “O Rei Leão”.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

A Origem da Foto

A foto do leãozinho mordendo o leão adulto foi tirada pelo fotógrafo e ativista francês Yann Arthus-Bertrand, em 1978, no Quênia!

É possível encontrá-la, em preto e branco, no site oficial do fotógrafo, onde é informado que o fotógrafo, sua esposa e os filhos do casal foram morar por três anos no Quênia. Todos os dias o casal saía em busca de felinos, muito embora a quantidade de animais que eles se deparavam diariamente era de encher os olhos.

A foto do leãozinho mordendo o leão adulto foi tirada pelo fotógrafo e ativista francês Yann Arthus-Bertrand, em 1978, no Quênia!

Caso estejam se perguntando, a arte criada pelo usuário “isuru077” foi inspirada nessa foto.

O Leão Realmente Sentiu Dor ao Ser Mordido Pelo Leãozinho?

Fotografias podem representar momentos únicos, mas nesse caso muito provavelmente o leão adulto está apenas bocejando. É interessante destacar que filhotes de leão brincam de brigar o tempo. Evidentemente, morder faz parte dessa brincadeira. Os leões adultos geralmente não ligam muito para isso. Enfim, eles são meio que acostumados a esse tipo de interação.

Conclusão

Fora de Contexto! Embora a foto de um leãozinho mordendo um leão adulto seja verdadeira, a cena imitando essa interação não aconteceu em nenhum filme da trilogia de “O Rei Leão”. Na verdade, o desenho é uma “fan art“, ou seja, uma criação artística, datada de 2012, de um usuário do site “Deviantart” chamado “isuru077”.

Continue lendo

Jornalista, redator, e pesquisador de comunicação social com foco no combate a disseminação de notícias falsas. Colaborador do site de verificação de fatos E-farsas.com desde janeiro de 2019. Entre junho de 2015 e abril de 2018, trabalhei como redator do blog AssombradO.com.br, além de roteirista do canal AssombradO, no YouTube, onde desmistificava todos os tipos de engodos pseudocientíficos, além de casos supostamente sobrenaturais.

2 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo